Esp/ Eng/ Port
Sobre

Sindehtur: uma história de lutas. Isso mesmo, assim podemos denominar a trajetória do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Ponta Grossa. Nome longo. Longo como o empenho de seus diretores por melhores condições de trabalho, salário justo, assistência aos trabalhadores e seus familiares.

Fundado em 1963, através de José Guimarães, a entidade sempre esteve e continuará lutando para o bem estar da categoria e de forma conjunta com outras entidades sindicais, por um país mais justo onde todos tenham direito a saúde, educação, respeito e a igualdade social.

Na história do sindicalismo, pode-se destacar a sempre incansável batalha travada pela classe operária para defender os trabalhadores da exploração de que sempre foi alvo. As leis do trabalho, o direito à greve, de se organizarem em sindicatos, de ter um piso salarial, entre outros direitos que hoje existem, foram conquistas pelas quais o movimento sindical fez e ainda faz. Nestes movimentos que são de muitas gerações, José Guimarães – carinhosamente chamado de Guima -, ao longo dos anos de sindicalismo, sempre esteve presente como motor de avanços no sentido do progresso.

No entanto, nada disso vem de maneira fácil, e sim, como fruto da luta dos diretores e funcionários para que se tudo se desenvolva da melhor maneira possível. E claro, com os interesses dos trabalhadores colocados em primeiro lugar.

Nos mais de 50 anos de trabalhos, a expectativa que existe é de que venham novos êxitos e persista a busca por fazer um trabalho sindical moderno, com diálogo e negociação democrática e no estímulo a conscientização política dos empregados na defesa da educação e dos direitos constitucionais.

O que é sindicato?

Conceituar a entidade sindicato leva ao conhecimento de sua finalidade principal, que é defender os direitos daqueles que buscam amparo para a vida profissional e que lutam por melhores condições de trabalho. Pode-se definir sindicato como a associação que reúne trabalhadores com o objetivo de defender seus interesses. Ele se coloca entre o Estado e a pessoa, e tem tanta importância quanto o próprio Estado.

Também é importante destacar que entre as funções do sindicato está a proteção de sua categoria, diminuindo a diferença entre a relação individual de trabalho em que o trabalhador está sozinho perante o patrão na discussão dos direitos e deveres do seu posto de trabalho.

Essas associações são criadas pelos trabalhadores, a fim de defenderem-se contra a usurpação de seus direitos, buscando a manutenção de um salário digno e uma jornada de trabalho cada vez mais justa.