Rebouças

20 de dezembro de 2016

A povoação teve início na localidade de Butiazal, transferindo-se para o local onde se encontra atualmente, em 1902, com o nome de Rio Azul, sob a jurisdição do termo de São João do Triunfo, integrando a comarca de Palmeira. Entre 1902 e 1904, quando aqui chegaram os trilhos da Estrada de Ferro – São Paulo/Rio Grande do Sul, de propriedade da Rede Ferroviária Federal S/A, em homenagem ao engenheiro orientador dos trabalhos de construção dessa ferrovia, o distrito passou a denominar-se Antonio Rebouças, passando a município a 31 de março de 1930, pela lei estadual número 2.738, conservando aquela denominação até 1943, quando foi simplificada para Rebouças, em virtude de existir no Estado de São Paulo um distrito com o nome de Antonio Rebouças.
A sede municipal permaneceu por alguns tempos na categoria de vila até alcançar o título de cidade. O município foi constituído de um único distrito.
Em 1936, pelo Decreto número 93, de 18 de junho, o município foi elevado a termo de comarca, desmembrando-se de São João do Triunfo e integrando a comarca de Irati.
Por decreto estadual número 5.097, do governo de Manuel Ribas em 01 de dezembro de 1.937, foi elevado à categoria de comarca de 1ª Entrância, reestruturado nesta categoria pela Lei Estadual de 14 de setembro de 1948.
Na data de 21 de setembro, comemora-se a emancipação política do município.
Foram os primeiros moradores do município, os senhores: Lourenço Mourão, Honorato Pinto Ferreira, Coronel José Afonso Vieira Lopes e Domingues da Luz, procedentes do município de Palmeira. Soares Franco e Coronel Hortêncio de Mello, que vieram de Contenda, que na época integrava o município de Lapa.