Nota – Sindehtur contra toda forma de discriminação

26 de outubro de 2017

Imagine se os mais de 7 bilhões de habitantes do planeta fossem iguais. Não teria graça, não é mesmo? A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos singulares, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo em que vivemos se torne mais completo.

O Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares e em Turismo e Hospitalidade (Sindehtur) de Ponta Grossa com base nos direitos humanos fundamentais, na dignidade, no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos do homem e da mulher, vem reafirmar o posicionamento de não-discriminação.

Isso se dá, infelizmente, com base nas situações controversas que temos enfrentado em nosso município, em nosso país e mundo afora que remetem a conflitos religiosos, raciais, políticos e de gênero.

Devemos lembrar que o nosso país é um dos mais heterogêneos, com diversas crenças, raças e etnias que convivem, interagem e fazem de nós essa bela nação. Não podemos nos perder. Devemos, sim, assimilar que todos têm o direito de escolher o que pretende para sua vida e de vivê-la da melhor forma possível. O respeito a diversidade é essencial.

Cito agora um breve trecho de autoria do filósofo Leonardo Boff que trata da intolerância.: “As sociedades devem se organizar de tal maneira que todos possam, por direito, se sentir incluídos. Daí nasce a paz, que segundo a Carta da Terra, é ‘a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, com outras culturas, com outras vidas, com a Terra e com o Todo maior da qual somos parte’(n.16 f). A natureza nos oferece a melhor lição: por mais diversos que sejam os seres, todos convivem, se interconectam e formam a complexidade do real e a esplêndida diversidade da vida.”

É necessário ir além da constatação de que somos todos diferentes. É preciso localizar e corrigir as distorções minorando ou eliminando os mecanismos produtores de desigualdade. Diante disso, o Sindehtur se coloca a frente nessas questões e segue na luta por uma sociedade inclusiva, respeitosa e cada vez mais igualitária.

José Guimarães – Diretor Presidente