OPINIÃO – Empresários e governo contra os trabalhadores

18 de abril de 2017

Desde a posse do Presidente Michel Temer, temos visto nos noticiários que o Brasil está quebrado, com alto índice de desempregados, empresas fechando, bancos acumulando dívidas enormes pela falta de pagamento dos recursos emprestados à população e empresas. Pelas notícias que saem todo dia, a nossa única impressão é de que estamos no ‘FINAL DOS TEMPOS’. Pois bem, temos de refletir algumas coisas, pois no meio de todo este turbilhão, estão nós, TRABALHADORES, os mais massacrados com toda a ‘REFORMA’ que o Governo Temer diz ser necessária para arrumar o país.

Discute-se a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, que se aprovada como o Governo enviou ao Congresso, teremos de trabalhar 49 anos para ter o direito da aposentadoria plena. Já a REFORMA TRABALHISTA, tem propostas como perda do direito de férias – ou no mínimo, fracioná-las -, tirar o 13º salário, fazer uma jornada maior de trabalho, com intervalo maior entre jornadas. Ou seja, aniquilar todos os direitos trabalhistas. Para poderem fazer isto, colocam como notícia principal, eliminar o desconto da contribuição sindical, desconto efetuado no mês de março de todos os trabalhadores brasileiros e repassado em parte para os sindicatos.

Com estas propostas e artimanhas do Governo, infelizmente o TRABALHADOR não está percebendo que, tirando a obrigação da CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, os sindicatos irão acabar e consequentemente os trabalhadores não terão alguém para lutar a seu favor. Não existindo mais sindicatos, e neste caso os Sindicatos Patronais também, não existirá uma negociação de Convenção Coletiva de Trabalho com garantias e benefícios que se sobrepõem a CLT. Em nossas Convenções, por exemplo, conseguimos adicionais de hora-extra acima de 50%, adicional noturno com percentual maior do que determinado por lei e até o término da jornada, anuênio, entre muitos outros direitos que os sindicatos conseguem para os trabalhadores.

Diante deste quadro fictício que o Governo coloca, me pergunto: Já que precisa de tanto de dinheiro, por que não faz uma CPMF destinada diretamente para cobrir as dificuldades e manter a aposentadoria?! Na atual composição da Câmara Federal e Senado Federal conseguiria normalmente aprovar isto para resolver o problema de caixa.  Mas preferem utilizar mentiras para a população, sendo que o verdadeiro motivo é para fortalecer os empresários e acabar com os direitos que os trabalhadores brasileiros possuem.

É preciso analisar todos os fatos descritos acima e raciocinar em escolhas melhores dos nossos representados. Temos que pensar com inteligência na hora de votarmos nas próximas eleições. Procurem os sindicatos, as igrejas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), enfim, instituições sérias, para podermos resolver em quem votar, e que não sejam políticos iguais aos que estão no Senado Federal e Câmara Federal, onde 90% são empresários e defendem apenas os interesses próprios.

José Guimarães Junior – Membro da diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Ponta Grossa