OCUPA BRASÍLIA – Entidade repudia atos de violência na capital federal

25 de maio de 2017

A Contratuh lamenta os incidentes e conflitos que ocorreram entre policiais e poucos manifestantes mal intencionados ao final da marcha “Ocupa Brasília”, que ocorreu na última quarta-feira (24), e que reuniu mais de cem mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.

O movimento sindical deu uma linda demonstração de união e organização e cuidou de orientar a todos os participantes a fim de que não houvesse nenhum ato de vandalismo ou focos de confusão, garantindo o direito constitucional da liberdade de expressão do povo brasileiro. Mas, infelizmente, um pequeno grupo de manifestantes, que não estão ligados a nenhum central sindical presente, se aproveitou do belo momento de unidade para depredar o patrimônio público. Uma dúzia de baderneiros não representam milhares de manifestantes pacíficos.

Não aceitamos que o vandalismo de uns seja vinculado ao “Ocupe Brasília”, que fez com que a capital do país recebesse um dos maiores e belos protestos de sua história, numa demonstração sem partido político ou interesses individuais, deixando claro que existe comunhão do povo brasileiro.

Contudo, acentuamos que a Polícia Militar se excedeu no uso da força e agiu de forma irresponsável, reprimindo com truculência e força desnecessária manifestantes que caminhavam de forma tranquila, usando até mesmo de armas de fogo para dispersão e aumentando o clima de tensão, ao invés de controlá-lo.

A população deixou claro que repudia as reformas Trabalhista e Previdenciária que tramitam no Congresso e expôs sua insatisfação com o governo Michel Temer, que propõe medias impopulares sem diálogo e surdo aos gritos das ruas. Com certeza os livros de história lembrarão nossos filhos e netos deste acontecimento, onde o povo brasileiro mostrou mais uma vez que preza pela manutenção dos seus direitos. A luta continua.

ELEIÇÕES GERAIS JÁ. JUNTOS SOMOS FORTES!

Fonte: Contratuh