Reajuste definido para trabalhadores em Lavanderias e Casas de Diversão

25 de setembro de 2019

Em reunião entre o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares e em Turismo e Hospitalidade (Sindehtur) de Ponta Grossa e a Federação do Comércio do Estado do Paraná , foi definido o percentual de reajuste salarial deste ano para os trabalhadores em lavanderias e similares, casas de diversões (bailarinas e dançarinas) e empresas de conservação de elevadores.

Com data-base em 01 de junho de 2019 deve ser aplicado o percentual de 4,78% nos salários dos empregados das empresas citadas acima nas cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Fernandes Pinheiro, Figueira, Guamiranga, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Mallet, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rebouças, Reserva, Rio Azul, São João do Triunfo, Sapopema, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Assim, os pisos salariais ficam da seguinte forma:

a) Os empregados nas funções de contínuos e office-boys, R$1.269,93.

b) Aos empregados vendedores e comissionados R$ 1.370,52. Esta garantia mínima será devida na hipótese do empregado não alcançar, no mês, uma remuneração igual ou superior aquele valor, não podendo ser somada ou acumulada, sob qualquer forma, ao salário realizado ou comissão produzida. No valor da garantia mínima ora fixada considera-se incluído o repouso semanal remunerado.

c) Aos empregados que exerçam suas atividades em copa, cozinha, limpeza, vigia, guarda e porteiros, R$1.305,56.

d) Aos demais empregados, R$ 1.370,52.

e) Aos lavadores (a) e passadores (a) de lavanderias, R$ 1.370,52.

As  diferenças (salário e demais verbas, inclusive férias se for o caso), dos meses de junho, julho, agosto, setembro de 2019 e de verbas rescisórias do mencionado período, deverão ser pagas até a data máxima do pagamento de outubro de 2019, e conjuntamente com este.

A Convenção Coletiva completa está disponível em: Sindehtur (CCT)