Definido o salário para trabalhadores no ramo hoteleiro de Ponta Grossa

12 de julho de 2019

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para a categoria de empregados no comércio hoteleiro e similares e em turismo e hospitalidade com abrangência na cidade de Ponta Grossa está fechada.

Com vigência entre 01º de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2019 o piso salarial passa a ser de R$ 1.300,00 entre outubro/18 e março/19 e de R$ 1340,00 de abril/19 a setembro/19. Para quem ganha acima do piso o reajuste deve ser de 4%.

As diferenças salariais de outubro de 2018 a junho de 2019, 13º referente a 2018 e de férias concedidas nesse período decorrentes da aplicação do presente instrumento, devem ser pagas até o 5º dia útil do mês de agosto de 2019.

Outros benefícios garantidos pelo Sindehtur:

Anuênio: Adicional de tempo de serviço a 2% por ano de serviço prestado a mesma empresa, a partir de 01 de janeiro de 2011. O adicional previsto no caput desta cláusula aplica-se sobre o salário base do empregado e integra a remuneração para todos os efeitos legais, ficando limitado o adicional em 16% (dezesseis por cento).

Camareiras: Considerando a ocupação média do hotel, a camareira ficará responsável pela arrumação efetiva de 14 aptos em média por dia.

Auxílio Funeral: Em caso de morte do empregado, no prazo de 10 dias da data da ocorrência do falecimento, a empresa concederá auxilio funeral equivalente a um piso da categoria, que será pago a (o) viúva (o) ou dependente, e na falta destes, ascendentes ou descendentes.  As empresas que facultativamente contratarem seguro de vida com a previsão de pagamento de auxílio funeral no valor mínimo de um piso da categoria, estarão isentas da obrigação contida no caput.

Vale Transporte; Os descontos dos percentuais permitidos pela presente Convenção Coletiva de Trabalho a título de fornecimento de vale transporte incidirão apenas sobre os salários dos dias em que efetivamente há o fornecimento dos mesmos, e poderá ser descontado no máximo o percentual de 4%  do salário base.

A Convenção Coletiva de Trabalho será homologada nos próximos dias e tão logo esteja disponível poderá ser acessada em nosso site, sistema mediador do Ministério do Trabalho e nos demais meios de comunicação do Sindehtur.