Setembro Amarelo: Combater o preconceito é salvar vidas!

3 de setembro de 2019

Setembro é o mês da conscientização mundial sobre a prevenção do suicídio. A campanha conhecida como ”Setembro amarelo” foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).  Ações promovidas no mês buscam conscientizar as pessoas e dar destaque a centros que oferecem ajuda

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra 11 mil casos de suicídio por ano. Porém, ainda que a quantidade de casos seja elevada, ainda há um grande tabu sobre o assunto, gerado pela falta de informação. A desinformação culmina em dificuldade de identificar sinais, oferta e busca de ajuda.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que precisam de ajuda e entram em contato com a associação pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (em um dos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br.

O CVV conta com aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal e realiza anualmente, mais de 2 milhões de atendimentos.

Para mais dados sobre postos de atendimentos basta acessar o link /www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/.

Participe, divulgue e ajude a salvar vidas.