Esp/ Eng/ Port

São João do Triunfo

20 de dezembro de 2016


A primeira penetração na região, onde se localiza o atual município de São João do Triunfo, foi feita por um caçador, que deslumbrado ante a majestade da floresta, decidiu aí se estabelecer, dando início ao desbravamento e povoamento do sertão. Em 1864 João Nunes de Souza, morador em São José dos Pinhais, internou-se no sertão como caçador, esporte a que se dedicara com grande entusiasmo, e, em determinado ponto, resolveu radicar-se e fixar residência. Transportando a sua família para o local que escolhera, João Nunes de Souza iniciou os fundamentos de uma propriedade rural, que deu origem à povoação, hoje cidade de São João do Triunfo. Outros sertanistas seguiram o seu exemplo e, com o decorrer do tempo, se foram fixando na localidade. Antônio Dotes foi o segundo desbravador a acompanhar o gesto de João Nunes de Souza, fixando-se no sertão. O primeiro lugar explorado, devassado o povoado, recebeu a denominação de Rio da Vargem para onde se transferiu, em 1867, Antônio Dotes, seguido de outros bandeirantes e onde já se encontrava João Nunes de Souza.

Em 1871 foi criada nas terras doadas por João Nunes de Souza, a freguesia de São João do Triunfo, nova denominação dada ao antigo povoado Rio da Vargem. Foi então construída a primeira capela, sob a invocação de São João Batista. São João do Triunfo teve foros de Vila, por ocasião da criação do município com esta denominação, em virtude do Decreto Estadual no. 13, de 8 de Janeiro de 1890, com área formada do território até então pertencente ao município de Palmeira. A sede Municipal foi instalada oficialmente a 15 de Fevereiro de 1890, e, por Decreto no. 88 do mesmo ano, foi elevada judicialmente à categoria do termo.

A comarca foi instalada a 25 de Janeiro de 1949, após a sua criação, pela Lei Estadual no. 1993, de 14 de Setembro de 1948.

Pontos Turísticos:

Cachoeira Arco Íris

A Cachoeira Arco Íris fica situada em São João do Triunfo, na Cominidade Coxilhão Santa Rosa, próximo a Torre da Telepar, sentido a cidade de Palmeira.

O proprietário é Paulo Domingos Bedim. Há 8 anos ela está aberta ao público.