Esp/ Eng/ Port

Irati

20 de dezembro de 2016


Pontos Turísticos

Cachoeiras

A região de Irati conta com inúmeros locais onde a natureza prevalece e mostra toda a sua beleza. Desde a área urbana do município, aos mais distantes recantos naturais, são inúmeras as quedas d’água que enchem os olhos daqueles que as visitam não só pela primeira vez.

Um panorama ímpar e que, se por um lado, ainda não explorado turisticamente em todo o seu potencial, releva, contudo o aspecto de preservação do meio ambiente, um bem cada vez mais importante no contexto atual.

Recanto Rubens Dallegrave


Cachoeira de Itapará
45 Km da Cidade


Cachoeira de Cadeadinho
36 Km da cidade


Cachoeira de Faxinal dos Antônios
44 Km da cidade

Cachoeira do Teodózio Hlatki
45 Km da cidade

Floresta Nacional de Irati – FLONA

Foi criada pela portaria nº 559, de 25/10/1968. Localiza-se nos municípios de Irati e Fernandes Pinheiro. Possui no total 3.495ha. de área.

A FLONA tem uma maior concentração de mata nativa de Araucária. Uma parte da área – 1.308,71ha. – é reflorestada com araucárias, pinus e eucalipto.Tem como principais espécies nativas a araucária, imbuia, erva-mate, bracatinga, cedro e carvalho.Em relação à fauna encontra-se a Gralha Azul, Sabiá, Tiriva, Periquito, Veado, Macaco-Prego, Paca, Cotia, Capivara, entre outros.

Nas áreas reflorestadas, possui um sistema de exploração de madeira em forma de manejo, viveiro de mudas florestais e ornamentais, apicultura e exploração de erva-mate.

Centro de Tradições Willy Laars

Histórico

A criação de área exclusiva para a prática de atividades campeiras em forma de competição, partiu do crescimento do movimento tradicionalista em Irati, desde a fundação do primeiro C.T.G., “Rédeas da Tradição”, em julho de 1981. Um dos fundadores, João Floriani, interessou-se pelo formato do Rodeio Gaúcho, nas frequentes viagens àquele estado para a venda de cavalos. O primeiro rodeio em Irati aconteceu então, de forma improvisada, no Estádio Cel. Emílio Gomes, do Iraty Sport Club, em 1988. A partir de então, foram fundados os C.T.G.s “Pousada de Tropeiro” (1985), “Pialando na Querência” (1986), e “Terra dos Pinheirais” (1993). Em 1988, através de repasse feito pelo Governo do Estado, através da lei nº 808, o poder público municipal adquiriu a área que hoje abriga o maior rodeio crioulo do Paraná reunindo, nos três dias de sua edição anual, aproximadamente 100 mil pessoas.

Caverna do Canhadão

A caverna fica localizada na propriedade de Belarmino Camilo. Fica a uma distância de 30Km – estrada de cascalho – da sede do município.

Para chegar à caverna percorre-se a pé cerca de 1km no meio da mata.Apesar do seu potencial, até o momento ela vem sendo visitada apenas por escolas e pela Secretaria de Agricultura do município. Possui 48m de largura por 52m de comprimento.