‘Respeitar os direitos dos trabalhadores é a nossa obrigação’

14 de junho de 2016

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, participou nesta quinta-feira (16/06) do lançamento de ações que visam promover emprego e proteção ao trabalhador durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Na ocasião o presidente da CONTRATUH destacou que o Brasil tem mais uma chance de ser vitrine internacional. “Tudo que tem listado aqui como obrigação é o básico. Respeitar direitos é nossa obrigação. Precisamos ser conhecidos por garantir o direito dos nossos trabalhadores, esse sim deve ser o legado dos jogos olímpicos. Faço um apelo a todos os envolvidos nesse projeto: explorem o turismo, mas não explorem o turista. Explorem o turismo, mas não explorem nossas crianças, adolescentes e os trabalhadores”, ressaltou Moacyr.

No encontro, que aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), representantes dos trabalhadores, dos empresários e do Governo aderiam a dois termos de cooperação importantes: o Termo de Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade, direcionado a profissionais do setor, e o Termo de Cooperação do Programa Jovem Aprendiz do Desporto (Jade), que capacita adolescentes para trabalharem nos Jogos.

Publicado originalmente em: Contratuh