Encontro nacional reúne lideranças dos trabalhadores em turismo e hospitalidade

24 de novembro de 2015

Mais de 300 profissionais de estabelecimentos turísticos do país todo participam do IX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, com início nesta terça-feira (24), às 19 horas, no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu. Durante quatro dias, lideranças sindicais delegadas ao encontro, representando mais de três milhões de trabalhadores, irão debater, avaliar e deliberar sobre os principais desafios do segmento.

O congresso é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), tendo sido aprovado no ano passado pela diretoria e conselho de representantes da entidade. O objetivo principal é analisar o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e traçar as ações futuras, considerando a conjuntura política e econômica do país. Também será realizado o I Fórum da Juventude Sindical em Turismo.

O presidente da Contratuh, Moacyr Roberto Auersvald, enumera os principais desafios da categoria, muitos deles ligados à ação da confederação junto ao Congresso Nacional, órgãos do governo federal e conselhos de políticas públicas. Auersvald cita a luta histórica da Contratuh a favor da regulamentação dos jogos no Brasil e indica a Previdência Social, o trabalho intermitente e a terceirização da atividade-fim como pautas relevantes.

“São todos temas que iremos discutir e elaborar propostas de ação. Do mesmo modo, faremos uma análise do atual momento político, econômico e social no Brasil e adotaremos um posicionamento dos trabalhadores em turismo e hospitalidade sobre o governo Dilma”, explica o dirigente, que também é secretário geral da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). De acordo com Auersvald, a Contratuh acompanha os desdobramentos da crise vivida no país e suas implicações no emprego e na precarização do trabalho.

O Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade ainda debaterá os instrumentos de fomento e desenvolvimento das atividades turísticas no Brasil. “O turismo tem potencial para ajudar o país a superar a crise, gerar empregos e melhorar a renda dos trabalhadores. Mas para isso o setor requer investimentos e melhorias através de ações do poder público e privado, bem como o aumento da oferta de qualificação”, conclui Auersvald.

Foz do Iguaçu

Durante o congresso da Contratuh, também serão discutidas algumas pautas do setor de turismo e hotéis da região, entre elas o aumento da cota para US$ 500 e a criação da Zona Especial de Interesse Turístico. As bandeiras fazem parte das demandas de instituições públicas, entidades de classe e organizações sociais, visando à ampliação do turismo na região e à melhoria da oferta de atendimento.

“Além de aprofundar o debate sobre as medidas defendidas pela comunidade iguaçuense, estamos colocando a Contratuh à disposição das lideranças e autoridades regionais. Podemos ser parceiros para atuar junto às instâncias nacionais onde a confederação mantém diálogo e interlocução”, propõe Auersvald. O presidente da confederação reforça a importância de Foz do Iguaçu como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

IX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
Data: de 24 a 27 de novembro
Local: Carimã Hotel Resort & Convention – Avenida das Cataratas, km 10, 4.790 – Vila Carimã, Foz do Iguaçu/PR. Telefone: (45) 3521-3000
Realização: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) –www.contratuh.org.br